27 de agosto de 2015

Rotina Semanal - 5ºs anos

SEMANA DE 24 À 28 DE AGOSTO.

24/8 – 2ª F. leitura: crônica - roda de conversa
Port. Projeto: “Universo ao meu redor” – etapa 3- desequilíbrios provocados pelo homem – parte A (2 aula). Revisão de AAP de português
Matemática: EMAI – 20.1 – confecção de figuras
História: resistência e humor contra a ditadura: pág’s 126 a 129.

25/8 – 3ª f – leitura: texto jornalístico (notícia) ou painel do leitor
Roda de jornal
Port.: escrita de carta de leitor (revisão próxima aula)
Matemática: EMAI – traçar diagonais nas figuras - revisão AAP de matemática
Geografia: O trabalho nos setores econômicos – pág’s 122 a 125 (1ª parte)

26/8 – 4ª f – leitura: texto informativo científico - roda de conversa
Port. Seq. Didática – carta de leitor – ET. 3 – Ativ. 3 – Lendo matérias jornalística e se posicionando diante delas ( duas aulas consecutivas) 1ª parte: leitura e debate.
Matemática: EMAI – at. 20.3 – explorando o diâmetro.
Ciências: Uma nova vida (2ª parte) – pág’s 104 e 105. Revisão AAP português

27/08- 5ªf – leitura: texto cientifico - Roda de conversa
Port. 2ª parte da at. 3 – leitura de outras cartas de leitores (revista ou jornal)
• Organizar quadro; indicar o posicionamento da classe.
Matemática: EMAI – at. 20.4 – explorando estruturas dos polígonos - Revisão AAP de mat.

28/8 – 6ªf - leitura dos alunos - roda de indicações de livros
Port. Projeto: “Universo ao meu redor” ET. 3 – parte B – Desequilíbrios provocados pelo homem (trabalho em grupo)
Mat. EMAI – at. 20.5 – 1ª parte (1ª) explorar ponto de referência, posicionamento e lateralidade – 2ª parte (1B).
Revisão de português AAP

Rotina Semanal - 4ºs anos

SEMANA DE 24 À 28 DE AGOSTO.

2ª FEIRA

Leitura: Conto de assombração,
Roda de conversa
Ler e Escrever: Sequência didático: Etapa 2: Leitura e análise de recursos linguísticos do conto;
EMAI: 19.3 Polígonos
Geografia: Transporte e comunicações: pág. 110 e 111.


3º FEIRA

Leitura: Poesia;
Rode de conversa;
Língua Portuguesa: Interpretação de texto;
EMAI:19.4: Polígonos (continuação).


4ª FEIRA

Leitura: Crônica;
Roda de conversa;
EMAI: 19.5: Tangram;
Matemática: Atividade complementar: Situações-problema (divisão).

5ª FEIRA

Leitura: Fábula
Roda de conversa;
Ler e Escrever: Projeto Jornal: Etapa 2: Explorando o jornal: Comportamentos e procedimentos de leitor;
EMAI:Revisão das atividades dadas.

6ª FEIRA

Leitura: Revista Recreio
Roda da conversa;
Roda da leitura;
Ler e Escrever: Sequência didática: Atividade1:Fragmentação do texto em frase e prarágrafo;
História: Do nordeste para outros lugares do Brasil, pág. 98 e 99.

Rotina Semanal - 3ºs anos

SEMANA DE 24 À 28 DE AGOSTO - 3º ano C e 3º ano D


24/08- Segunda -feira:
• LEITURA FEITA PELA PROFª DE TEXTO LITERÁRIO.
• RODA DA CONVERSA
• EMAI: SEQUÊNCIA 16 – ATIVIDADE 16 .5 / MEDIDA DE MASSA – LER E INTERPRETAR DADOS EM TABELA DE DUPLA ENTRADA.
• PRODUÇÃO DE TEXTO .

25/08 - Terça-feira:
• LEITURA FEITA PELA PROFª DE TEXTO LITERÁRIO.
• PROJETO DIDÁTICO; ANIMAIS DO MAR - ATIVIDADE 1B / DITADO AO PROFESSOR DE UM TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTIFICA SOBRE O GOLFINHO / PAG 280 DO GUIA DE ORIENTAÇÃO AO PROFESSOR.
• SITUAÇÕES PROBLEMA NO CAMPO ADITIVO .

26/08 - Quarta-feira:
• LEITURA FEITA PELA PROFª DE TEXTO LITERÁRIO.
• REVISAO DA AVALIAÇÃO EM PROCESSO.
• LEITURA DE ESCOLHA PESSOAL.
• ATIVIDADE DE AUDITÓRIO
27/08- Quinta-feira:
• LEITURA FEITA PELA PROFª DE TEXTO LITERÁRIO.
• SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ASTRONOMIA ; O SISTEMA SOLAR, SEUS PLANETAS E OUTROS MISTÉRIOS DO CÉU/ APRESENTAÇÃO DA SEQUENCIA E ELABORAÇÃO DAS PERGUNTAS – ATIVIDADE 1 A / APRESENTAÇÃO DO TEMA PAG 216 DO GUIA DO PROFESSOR.
• EMAI – SEQUENCIA 17 / ATIVIDADE 17.1 / LER E INTERPRETAR DADOS EM GRÁFICOS DE COLUNAS E DE BARRAS

28/08 - Sexta-feira:
• LEITURA FEITA PELA PROFª DE TEXTO LITERÁRIO.
• ATIVIDADE CURRICULO MAIS / SOPA DE LETRINHAS HTTP://WWW.ESCOLAGAMES.COM.BR/JOGOS/SOPALETRINHAS/
• ANÁLISE E REFLEXÃO DA LÍNGUA; QUADRINHA/ ESTRUTURA .
• RODA DE LEITORES
• EMAI SEQUENCIA 17 ATIVIDADE 17.2 / LER E INTERPRETAR DADOS EM GRÁFICOS DE COLUNAS E DE BARRAS

Rotina Semanal - 3ºs anos

SEMANA DE 24 À 28 DE AGOSTO - 3ºS ANOS A, B e C.

24/08-Leitura pela professora
-Projeto Didático Animais do mar: Atividades 2A-2B (leitura de texto de divulgação científica e registro das informações em duplas)
-Revisão da avaliação em processo de matemática
-Leitura pelo aluno de poemas
25/08-Leitura pela professora
-Leitura e interpretação de texto
-Produção de texto por meio de ditado ao professor
-Revisão da avaliação em processo de matemática
-Roda de leitores
26/08-Leitura pela professora
-Projeto Didático Animais do mar: Atividade 2C(Ficha técnica do animal estudado)
-Sequência Didática: Astronomia (atividade 1B -(elaboração de perguntas do Sistema Solar)
-Revisão da avaliação em processo de matemática
27/08-Leitura pela professora
-Revisão da avaliação em processo de matemática
-Projeto Animais do mar: Atividade 2D (apresentação das informações aprendidas)
28/08-Leitura pela professora
-Revisão da avaliação em processo de matemática
-Sequência Didática: Astronomia (atividade 2C- seleção de fontes de informação)

-Roda de leitores : Socialização das leituras realizadas
-Ciências da natureza: Vida e ambiente (Lixo)

Rotina Semanal - 2ºS ANOS

SEMANA DE 24 À 28 DE AGOSTO.
SEGUNDA-FEIRA
LEITURA: CONTO
LÍNGUA PORTUGUÊSA; TEXTO INFORMATIVO LEITURA E ESCRITA (LOCALIZAR INFORMAÇÕES) .
MATEMÁTICA; EMAI: VOL 2
PÁG; 14- 15 AT; 19.1 19.2
EXPLORANDO MAPA DO BRASIL
TABELA
TERÇA-FEIRA
LEITURA; FÁBULA
LÍNGUA PORTUGUÊSA; PROJETO PÉ DE MOLEQUE CANJICAS E OUTRAS RECEITAS (COMPARANDO RECEITAS).
MATEMÁTICA : EMAI;
PÁG 15-16 AT: 19.3
CÁLCULO DE SUBTRAÇAÕ E DECOMPOSIÇÃO.
QUARTA-FEIRA
LEITURA; CONTO DE ASSOMBRAÇÃO
LÍNGUA PORTUGUÊSA; PROJETO PÉ DE MOLEQUE; ESCRITA DAS RECEITAS SELECIONADAS.
MATEMÁTICA: EMAI : SEQUÊNCIA
AT 19.4 19.5
UNIDADE DE MEDIDA DE TEMPO
RESOLUCÃO E CÁLCULO MENTAL.
QUINTA-FEIRA
LEITURA; VOCÊ SABIA
LÍNGUA PORTUGUÊSA; SÊQUENCIA DIDÁTICA; ORTOGRAFIA ( LER ESCREVER) TEXTO EMENDADO.
MATEMÁTICA; SEQUÊNCIA 20
AT; 20.1 20.2
MÊSES DO ANO (BIMESTRE, ANO)
BIMESTRE SEMESTRE.
SEXTA-FEIRA
HORA DA LEITURA
EMPRESTÍMO DE LIVROS
GEOGRAFIA; ONDE VIVO COM MINHA FAMILIA
EMAI; REVISÃO DAS ATIVIDADES DADAS

Rotina Semanal - 1ºS ANOS

SEMANA DE 24 À 28 DE AGOSTO.

SEMANA DE 24 À 28 DE AGOSTO
2ª FEIRA
LEITURA DIÁRIA: LITERÁRIA (ACERVO DA CLASSE)
CANTOS DE ATIVIDADES DIVERSIFICADAS
LÍNGUA PORTUGUESA:
• ATIVIDADE DE LEITURA: ROTINA E CRACHÁ
• ATIVIDADE DE LEITURA: LEITURA DE AJUSTE DA PARLENDA LÁ EM CIMA DO PIANO
• ATIVIDADE DE LEITURA: ORGANIZAÇÃO DA MESMA PARLENDA FATIADA EM PALAVRAS
MATEMÁTICA: GRANDEZAS E MEDIDAS: CALENDÁRIO
• EMAI 13.1 – COMPARAR NÚMEROS E IDENTIFICAR O MAIOR E O MENOR (BONECOS)
3ª FEIRA
LEITURA DIÁRIA: CONTO
CANTOS DE ATIVIDADES DIVERSIFICADAS
LÍNGUA PORTUGUESA:
• ATIVIDADE DE LEITURA: ROTINA E CRACHÁ
• ATIVIDADE DE LEITURA: LEITURA DE CANTIGA A CARROCINHA (P. 190 DO LIVRO DIDÁTICO) E CIRCULAR AS PALAVRAS DITADAS PELO PROFESSOR (CARROCINHA, CACHORRO, VEZ, MÁ E ESSA)
• ATIVIDADE DE ESCRITA: CRUZADINHA COM BANCO DE PALAVRAS (P. 168 DO LIVRO DIDÁTICO)
MATEMÁTICA: GRANDEZAS E MEDIDAS: CALENDÁRIO
• EMAI 13.2 – RECONHECER ALGUMAS CÉDULAS E MOEDAS DO SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO USADAS NO DIA A DIA
4ª FEIRA
LEITURA DIÁRIA: FABULA
CANTOS DE ATIVIDADES DIVERSIFICADAS
LÍNGUA PORTUGUESA:
• ATIVIDADE DE LEITURA: ROTINA E CRACHÁ
• ATIVIDADE DE ESCRITA: ATIVIDADE DE AUDITÓRIO COM LETRAS MÓVEIS – COMIDAS INDÍGENAS (SUGESTÃO DE PALAVRAS: MANDIOCA, MILHO, PEIXE, TATU, CARÁ)
• SUGESTÃO PARA OS ALUNOS SIL. ALFABÉTICOS E ALFABÉTICOS – ESCRITA DA PARLENDA: A CASINHA DA VOVÓ (P. 140 DO LIVRO DIDÁTICO)
MATEMÁTICA:
• GRANDEZAS E MEDIDAS: CALENDÁRIO
• EMAI 13.3 – LEITURA DE TABELA SIMPLES (VENDA DE BONÉS)
5ª FEIRA
LEITURA DIÁRIA: POESIA
LÍNGUA PORTUGUESA:
• ATIVIDADE DE LEITURA: ROTINA E CRACHÁ
• PROJETO INDÍGENAS DO BRASIL: ATIVIDADE 2B – LEITURA DE TEXTO EXPOSITIVO SOBRE NAÇÕES INDÍGENAS BRASILEIRASM (ESTA LEITURA CONTEMPLA DE FORMA INTERDISCIPLINAR AS DISCIPLINAS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA)
MATEMÁTICA:
• GRANDEZAS E MEDIDAS: CALENDÁRIO
• EMAI 13.4 – DESCOBRIR A QUANTIDADE DE DINHEIRO E QUAL BONÉ PODERÃO COMPRAR COM ESTA QUANTIA
6ª FEIRA
LEITURA DIÁRIA: CONTO
• LÍNGUA PORTUGUESA
• ATIVIDADE DE LEITURA: ROTINA E CRACHÁ
• RODA DE CONVERSA SOBRE PRECONCEITO RACIAL
• PROJETO PRÍNCIPES E PRINCESAS DE ÉBANO: LEITURA COMPARTILHADA DA HISTÓRIA “O CABELO DE LELÊ”
• ATIVIDADE DE ESCRITA: LEITURA DE ADIVINHAS E DESCOBRIR A RESPOSTA COM O BANCO DE PALAVRAS (LIVRO DIDÁTICO P. 143)

MATEMÁTICA
• GRANDEZAS E MEDIDAS: CALENDÁRIO
• EMAI 13.4: RECONHECER A UTILIZAÇÃO DE NÚMEROS NO CONTEXTO DOMÉSTICO E FORMULAR HIPÓTESES SOBRE SUA LEITURA E ESCRITA

26 de agosto de 2015

Ainda sobre o Replanejamento

REPLANEJAMENTO

DIA 22 DE AGOSTO REALIZAMOS O REPLANEJAMENTO NA EE PROFª ROSINA FRAZATTO DOS SANTOS.

Objetivos:

● Refletir sobre os resultados da Avaliação de Aprendizagem em Processo.
● Analisar algumas questões da AAP / 2º semestre/ 2015.
● Construir ações emergenciais para o 2º semestre.

Conteúdos:

● Avaliação de Aprendizagem em Processo Língua Portuguesa e Matemática.
● Currículo - Expectativas de Aprendizagem Língua Portuguesa e Matemática.

Desenvolvimento:

Atividade 1- Conversa Inicial: O trabalho realizado na escola depois da aplicação e correção da AAP no primeiro semestre:

a) Qual a discussão/ reflexão realizada na sala de aula sobre a AAP 1º e 2º semestre?
b) A que conclusões o grupo chegou?
c) O que a AAP demonstrou em relação à aprendizagem dos alunos?
d) Qual o direcionamento adotado pelos professores após a análise da Avaliações?

Atividade 2- Retomada dos objetivos da AAP (slides)

Atividade 3 – Nos pequenos grupos, analisem as questões abaixo, apresentadas na AAP realizada neste mês (agosto/ 2015), discutam e respondam às seguintes questões:
a) Qual o objetivo da questão? (o que está avaliando? Quais saberes dos alunos?)
b) Quais expectativas de aprendizagem os alunos devem mobilizar para responder à questão?
c) Analisem as alternativas que poderiam ser escolhidas pelos alunos (além da correta) e reflitam a respeito do “erro”. O que poderia te-los levado a essas respostas?
d) Pensando no “erro” como uma ponte para a aprendizagem quais estratégias poderiam ser utilizadas pelo professor frente às questões onde os alunos apresentaram maiores dificuldades?

Atividade 4 – Retomada do que foi discutido até o momento.
Voltando às atividades anteriores façam uma relação entre as três e indiquem o que pode/ deve ser repensado em relação às AAP na Unidade Escolar onde atua.

Atividade 5 – Pensando no Replanejamento:
Objetivos???? Momento para quê?

a) Quais as ações e redirecionamento do planejamento/ estratégias para o segundo semestre?
b) Sobre as questões em que os alunos apresentaram maiores dificuldades?
c) Pensar sobre alguns pontos para auto-reflexão: estratégias utilizadas durante as aulas; concepção em relação a emsino e aprendizagem, correção/ socialização das atividades, encaminhamento das atividades. Concepção do professor em relação ao erro dos alunos.

Atividade 6- Fechamento das discussões.

Semana de acolhimento e avaliação

SENHORES PAIS
DIA 03 DE AGOSTO A RECPÇÃO DOS ALUNOS FOI SENSACIONAL: BRINQUEDOS, BRINCADEIRAS, ESTAÇÕES TEMÁTICAS!

NOS DIAS SEGUINTES REALIZAMOS AS AVALIAÇÕES EM PROCESSO DOS 1ºS,2ºS, 3ºS, 4ºS E 5ºS ANOS.

MUITO OBRIGADA PELO APOIO DE TODOS!