26 de agosto de 2014

Educação Física

SEMANA DE 25 À 29 DE AGOSTO.

Professor André:

2ºs anos: Danças folclóricas brasileiras- bumba-meu-boi (construção do boi-bumba e dança) ;
3ºs anos: Danças folclóricas brasileiras- bumba-meu-boi (construção do boi-bumba e dança) ;
4ºs anos: Jogos recreativos (propostos pelos alunos)
Danças folclóricas brasileiras - bumba-meu-boi (dança);
5ºs anos: Jogos competitivos x jogos recreativos: debate e produção de texto/painel
Danças folclóricas brasileiras- bumba-meu-boi (dança);

Professora Jéssica:

1° ano A

26/08 Atividades Rítmicas com corda
28/08 Atividades Rítmicas e Jogos populares com corda

1° ano B

27/08 Atividades Rítmicas com corda
28/09 Atividades Rítmicas e Jogos populares com corda

4° ano A

27/08 Atividades Rítmicas com corda
28/08 Atividades Rítmicas e Jogos populares com corda

4° ano B

27/08 Atividades Rítmicas com corda
28/09 Atividades Rítmicas e Jogos populares com corda

--

Rotina Semanal - 5ºs anos

SEMANA DE 25 À 29 DE AGOSTO.

25/08- Leitura de texto literário pelo professor
- Projeto Didático Universo ao meu redor: O desmatamento no Brasil e no mundo- Atividade 3C (2ª e 3ª aula)
- EMAI: Análise e significado de quociente com os números racionais (Sequência 10-Atividades 10.2 e 10.3)

26/08- Leitura de texto literário pelo professor
-Leitura e interpretação de texto oral e escrito
-Situações-problema (Campo aditivo)
-Convocação DE

27/08- Leitura de texto literário pelo professor
-EMAI: Comparação de números racionais na forma decimal ( Sequência 10-Atividades 10.4,10.5, 10.6)
-Leitura e interpretação oral e escrita (Simulado Saresp)

28/08- Leitura de texto literário pelo professor
-Sequência Didática: Lendo notícias para ler o mundo (Atividade 1 C- Explorando os cadernos do jornal)
-EMAI:Comparação de representações fracionárias (Sequência 11-Atividades 11.1,11.2,11.3)

29/08: Replanejamento


*Projeto Contos : Alfabetização e produção de texto ( Realizado em parceria com o professor auxiliar)

Rotina Semanal - 4ºs anos

SEMANA DE 25 Á 29 DE AGOSTO.

25/08 (segunda-feira)
Leitura Literária – livro a escolha da professora
Projeto “Meios de Comunicação”: Confecção de cartazes
EMAI – Ativ. 15.1 – Unidades de Medida (pág. 95)
Ciências: Socialização das atividades “Os alimentos industrializados” - pág. 148

26/08 (terça-feira)
Leitura Literária – livro a escolha da professora
Leitura compartilhada – (Livro Português - pág. 78, 79) - Hans Christian Andersen
Leitura e interpretação do texto (pág. 80)
EMAI – Ativ. 15.2 - Resolução de situações-problema (medidas de capacidade) (pág. 96)

27/08 (quarta-feira)
Leitura Literária– livro a escolha da professora
EMAI – Ativ. 15.3 – Relacionar e comparar diferentes unidades de medida de capacidade (pág. 97)
EMAI – Ativ. 15.4 - Análise e comparação de dois gráficos de barras (pág. 98)
Geografia: Atividades no espaço rural e urbano (pág. 20)

28/08 (quinta-feira)
Leitura Literária – livro a escolha da professora
Projeto “Meios de Comunicação”: Apresentação dos seminários
EMAI – Ativ. 15.5 – Análise de gráfico de barras (pág. 100)

29/08 (sexta-feira)
Leitura Literária– livro a escolha da professora
Produção textual em duplas (Revisão textual)
História: Brasileiros que fazem a história (pág. 108) - Leitura e socialização
Biblioteca em sala de aula (acervo II)

Rotina Semanal - 3ºs anos

SEMANA DE 25 À 29 DE AGOSTO.


SEGUNDA FEIRA
LEITURA; TEXTO JORNALÍSTICO
PORTUGUES:PROJETO JARDIM, UM MUNDO PARA OS ANIMAIS PEQUENOS- ATIVIDADE 1 B APRESENTAÇÃO DO PROJETO
MATEMATICA EMAI: JOGO DE DOMINÓ ATIVIDADE 12.2 PÁG; 71

TERÇA FEIRA
LEITURA: LENDA
PORTUGUES:ESCRITA DE TEXTO CONTO DESCONHECIDO (FINAL DO CONTO)
MATEMATICA:EMAI: ATIVIDADE 12.3 PÁG.72

QUARTA FEIRA
LEITURA: ADIVINHA
PORT.: SEQUENCIA DIDÁTICA; CONTINUAÇÃO ORTOGRAFIA PÁG; 84
MAT. EMAI; ATIVIDADE12.4 PÁG;73

QUINTA FEIRA
LEITURA: FÁBULA
PORT.: PROJETO: ATIVIDADE 2;A LEITURA COMPARTILHADA DE UM TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA.
RODA DA CONVERSA
MAT.: EMAI; PÁG 168 PÁG; 74 ATIVIDADE 12.5 LER E ENTENDER DADOS

SEXTA FEIRA

REPLANEJAMENTO

Rotina Semanal - 2ºs anos

SEMANA DE 25 À 29 DE AGOSTO.

Rotina Semanal - 1ºs anos

SEMANA DE 25 À 29 DE AGOSTO.

ROTINA DOS 1ºs ANOS DE 25 A 28/08/2014

2ª FEIRA
LEITURA DIÁRIA: LENDA;
RODA DA CONVERSA;
PORTUGUÊS: COMPLETAR UM ÁLBUM COM NOMES DE BRINQUEDOS (PROJETO BRINCADEIRAS TRADICIONAIS: LER E ESCREVER);
MATEMÁTICA: EMAI-ATIVIDADES 7.1 E 7.2, PAG.41 E 42– FIGURINHAS E OUTRAS COLEÇÕES.


3ª FEIRA

LEITURA DIÁRIA: ADIVINHAS;
RODA DA CONVERSA;
PORTUGUÊS: PARLENDA FATIADA (A CASINHA DA VOVÓ);
MATEMÁTICA: EMAI – ATIVIDADE 7.4, CONTINUAÇÃO DE FIGURINHAS E OUTRAS COLEÇÕES.



4ª FEIRA

LEITURA DIÁRIA: PIADA;
RODA DA CONVERSA;
PORTUGUÊS: PROJETO FAZ DE CONTA (SEPARANDO OS PRODUTOS) TRABALHANDO COM PANFLETOS;
MATEMÁTICA: EMAI – ATIVIDADE 9.3 PAG.53, (DESAFIO COM NÚMEROS).

5ª FEIRA

LEITURA DIÁRIA: FÁBULA;
RODA DA CURIOSIDADE;
PORTUGUÊS: TEXTO EPISTOLAR (PRODUZINDO UM CONVITE)
CIÊNCIAS: CONHECENDO OS ANIMAIS
MATEMÁTICA: EMAI: ATIVIDADE 9.4 – PAG.54, (DESAFIO COM NÚMEROS).


6ª FEIRA

REPLANEJAMENTO






18 de agosto de 2014

Rotina Semanal - 5ºs anos

SEMANA DE 18 À 22 DE AGOSTO.


18/08
• Leitura pelo professor de texto literário
• Projeto Universo ao meu redor: Atividade 3B(págs.41-43) Desmatamento e sua influência em diferentes problemas ambientais.
• Leitura compartilhada: Roda da conversa
• Números racionais: Identificando frações (Ler e escrever Atividade 4C págs.147-151) 19/08 - Leitura pelo professor de texto literário

19/08
• Leitura pelo professor de texto literário
• EMAI: Sequência 9 (Atividades 9.1 a 9.4)
• Sequência didática Ler e escrever: Lendo notícias para ler o mundo (Atividade 1B: Lendo e estudando uma notícia, págs.91-93)
• Hora da leitura

20/08
• Leitura pelo professor de texto literário
• Leitura e interpretação de texto
• Tratamento da informação (Construção de gráfico de linhas)

21/08
• Leitura pelo professor de texto literário
• Projeto Didático Universo ao meu redor (Atividade 3C, págs.45-47: Desmatamento no Brasil e no mundo)
• EMAI (Sequência 9 : Atividades 9.5, 9.6 e 9.7- Números racionais no contexto diário,identificação de frações parte e todo)

22/08
• Leitura pelo professor de texto literário
• Produção textual: Carta de leitor
• Geografia: Brasil e suas regiões (Cartografia )
• Fração: representação, leitura e situações-problema


*Projeto Contos: alfabetização e produção de texto.

Rotina Semanal - 4ºs anos

SEMANA DE 18 À 22 DE AGOSTO.

18/08 (segunda-feira)
Leitura Literária – livro a escolha da professora
Português – Projeto Meios de Comunicação – estudo – ativ. 4C.
Matemática EMAI - Ativ. 13.4 /- pág. 85 -Tabua de Pitágoras
Ativ. 13.5 - pág.86- Multiplicação entre números naturais
Revisão das atividades realizadas

19/08 (terça-feira)

Leitura Literária – livro a escolha da professora
Português -Produção textual – Projeto Conto –“ leitura livro Branca de neve e as versões” Acervo II
Reescrita final do conto
Reflexão ortográfica .
Matemática EMAI - Ativ14. 1- Pág.90 - Situações problema- campo multiplicativo


20/08 (quarta-feira)

Leitura compartilhada – Livro literário –acervo II.
Matemática EMAI - Ativ. 14.2 –pag.91-multiplicação e malha quadriculada
Ciência- Pág.146 ,147 “ Os alimentos industrializados” leitura e atividades Pág.148
Geografia- Pág.33 - A indústria atrai a população rural e urbana.

21/08 (quinta-feira)

Leitura Literária – livro a escolha da professora
Leitura compartilhada –texto Informativo- Livro ciências Pág.150
“O prazo de garantia ou de validade dos produtos”
Matemática EMAI - Ativ. 14.3 Pág.–92 Situações problema- campo multiplicativo
EMAI – Ativ.- 14.4 Pág.93– multiplicação e malha quadriculada

22/08 (sexta-feira)

Leitura Literária– livro a escolha da professora
Português – Produção textual – Projeto Conto – Reflexão ortográfica em duplas
Português – Projeto Meios de Comunicação (continuação) – estudo dos meios de comunicação
Matemática- EMAI - Ativ. 14.5 - Pág.94–cálculos envolvendo a multiplicação
Hist. e geo.- Pág.36 – Centros comercias

Rotina Semanal - 3ºs anos

SEMANA DE 18 À 22 DE AGOSTO.

ROTINA SEMANAL 18 A 22/08
POR MOTIVO DA AVALIAÇÃO PROCESSUAL A ROTINA DA SEMANA PASSADA FOI ALTERADA, SENDO QUE AS ATIVIDADES DE QUINTA E SEXTA FEIRA, PASSARÃO PARA SEGUNDA E TERÇA DESTA SEMANA.

QUARTA FEIRA
LEITURA: CONTO
PORT.: TEXTO INFORMATIVO – LEITURA E ENTENDIMENTO (CUCO)
MAT. ATIV. 11.2 CAMPO MULTIPLICATIVO

QUINTA FEIRA
LEITURA: LENDA
PORT.: APRESENTAÇAO DO PROJETO: JARDIM, UM MUNDO PARA OS ANIMAIS PEQUENOS.
RODA DA CONVERSA

MAT.: EMAI 11.4 QUADRO MULTIPLICATIVO
SEXTA FEIRA
LEITURA: CRÔNICA
PORT.: SEQUENCIA DIDATICA – CANTANDO E APRENDENDO EM SALA DE AULA – ORTOGRAFIA ATIV. 1 AVALIAÇAO INICIAL
MAT.: EMAI 11.5 TABUADA DE PITAGORAS


Rotina Semanal - 2ºs anos

SEMANA DE 18 À 22 DE AGOSTO.

DIA: 18/08 – 2ª FEIRA – LEITURA: lendas do folclore -
Roda de conversa
Atividades: LP – Projeto receitas juninas – Etapa 5 A – produção de texto coletivo (apresentação do livro)
Matemática: EMAI - at. 9.5 – resolver questões e apresentar alternativas (pág. 60)Proposta da atividade: Sete situações avaliativas (Sequência Numérica, maior e menor que, comprimento, numerais sucessores,calendário)
Ciências: pág.s 32 a 39 – A construção da casa, o interior das casas e sua organização( leitura e localização de informação no texto)

DIA: 19/08 – 3ª FEIRA – LEITURA: A rã e a raposa/ fábula –
Livro didático pág. 171
Roda de conversa
Atividades: LP – Projeto contos reescrita – etapa 2 C
Matemática: EMAI – unidade 3 – seq. 10 – atividade 10.1 Resolver problemas no campo aditivo

DIA: 20/08 – 4ª FEIRA – LEITURA: um conto de fadas -
Roda de conversa
Atividade: LP – ação emergencial – etapa 3- atividades extra
Matemática: EMAI – ativ. 10.2- Dois problemas do campo aditivo envolvendo o significado de composição

DIA: 21/08 – 5ª FEIRA – LEITURA: poesia
Roda de conversa
Atividades LP – sequência didática: ditado coletivo de um conto
Matemática: EMAI – at. 10.3 (Dois problemas do campo aditivo envolvendo o significado de composição onde são apresentadas as partes para determinar o todo) 10.4 (Escrita de números naturais e comparação na ordem das centenas, roda de contagem)

DIA: 22/08 – 6ª FEIRA – LEITURA: texto científico (a escolher)
Roda de conversa
Atividades LP – leitura e interpretação do texto científico
EMAI: at. 10.5 (Leitura e interpretação de dados apresentados em uma tabela de dupla entrada) e inicio da sequência 11 at. 11.1 (Construir fatos básicos da adição e da subtração à partir de situações problema para constituição de um repertório a ser utilizado no cálculo)
* atividades extras

Rotina Semanal - 1ºs anos

SEMANA DE 18 À 22 DE AGOSTO.
2ª FEIRA
LEITURA DIÁRIA: FÁBULA
RODA DA CONVERSA
PORTUGUÊS: ATIVIDADES DO LER E ESCREVER ( ASSOCIANDO AS REGRAS AS BRINCADEIRAS )
MATEMÁTICA: SITUAÇÃO PROBLEMA

3ª FEIRA

LEITURA DIÁRIA: PARLENDA
RODA DA CONVERSA
PORTUGUÊS: SISTEMA DE ESCRITA /TEXTO DE MEMÓRIA
MATEMÁTICA: ATIVIDADES DO EMAI (SEQUÊNCIA 4.3 , 4.4 E 4.5 – PÁG.29, 30 E 31 DO GUIA DE ORIENTAÇÕES )

4ª FEIRA

LEITURA DIÁRIA: CONTO
RODA DA CONVERSA
PORTUGUÊS: ORGANIZAÇÃO DE UMA PARLENDA FATIADA
MATEMÁTICA: JOGO “ AS DUAS MÃOS”

5ª FEIRA

LEITURA DIÁRIA: PIADAS (HUMOR) REVISTA RECREIO
RODA DA CURIOSIDADE
HISTÓRIA : GRUPOS SOCIAIS ( AMIGOS DA SALA )
MATEMÁTICA: MATERIAL DOURADO

6ª FEIRA

HORA DA LEITURA: 50 MINUTOS
PORTUGUÊS: ORDEM ALFABETICA
MATEMÁTICA: SISTEMA MONETÁRIO /PANFLETO

13 de agosto de 2014

Rotina Semanal - 2ºs anos

SEMANA DE 04 Á 08 DE AGOSTO.

2ª feira
Leitura da profª. Literário, contos de fada – Chapeuzinho vermelho
Roda da conversa
Atividade de reflexão da escrita- atividade 4.a seleção de receitas
Emai – sequência 7.5 – uso da calculadora na sala de aula
3ª feira
Leitura da profª . Literário - lenda do folclore
Roda de conversa
Atividade de reflexão da escrita- lenda – Maria Pamonha (localização de informação)
Reunião de pais
4ª feira
Leitura da profª. Literário- outra versão do conto da Chapeuzinho vermelho
Roda da conversa
Atividade de reflexão da escrita – atividade 4.b comparação de duas receitas, arroz doce
Ação emergencial – apresentação do projeto – 1ª etapa
Leitura de parlendas
Lista coletiva das parlendas que conhecem
Emai – sequência 8.1 percursos e jardins
5ª feira
Leitura da profª. Literário – fábula
Roda da conversa
Emai - Sequência 8.2 brincadeiras infantis
Atividade de reflexão da escrita- fábula, localização de informação, livro didático – unidade 4 – contos de animais
6ª feira
Leitura da profª. – literário – geografia – conhecendo a rua, pág. 90
Roda da conversa
Emai – sequência 8.3 conversas sobre fotografia
Atividade de reflexão da escrita – livro ler e escrever – trava língua- leitura compartilhada

Rotina Educação Física

1° ano A

30/07 Jogos Cantados Populares
31/07 Jogos Cantados e ritmo
05/08 Reunião de Pais
07/08 Jogos de Mimica e Formas de Movimento
12/08 Atividades Rítmicas e Formas de Movimento
14/08 Atividades Rítmicas e Formas de Movimento

1° ano B

30/07 Jogos Cantados Populares
31/07 Jogos Cantados e Ritmo
06/08 Jogos de Mimica e Formas de Movimento
07/08 Jogos de Mimica e Formas de Movimento
13/08 Atividades Rítmicas e Formas de Movimento
14/09 Atividades Rítmicas e Formas de Movimento

4° ano A

30/07 Jogos Cantados Populares
31/07 Jogos Cantados e Ritmo
06/08 Jogos de Mimica e Formas de Movimento
07/08 Jogos de Mimica e Formas de Movimento
13/08 Atividades Rítmicas e Formas de Movimento
14/08 Atividades Rítmicas e Formas de Movimento

4° ano B

30/07 Jogos cantados Populares
31/07 Jogos cantados e Ritmo
06/08 Jogos de Mimica e Formas de Movimento
07/08 Jogos de Mimica e Formas de Movimento
13/08 Atividades Rítmicas e Formas de Movimento
14/09 Atividades Rítmicas e Formas de Movimento


Att. Jéssika Fernandes
Professora de Educação Física

Semana 11 a 15 de Agosto: Professor André

2ºs anos: Danças folclóricas brasileiras (vídeo);
3ºs anos: Danças folclóricas brasileiras (vídeo);
4ºs anos: Danças folclóricas brasileiras (vídeo);
5ºs anos: Danças folclóricas brasileiras (vídeo);
Vídeo apresentando uma grande variedade de danças folclóricas, seguido de discussão sobre as mesmas e escolha de uma delas para aprofundamento.

6 de agosto de 2014

Rotina Semanal - Educação Física Profº André

Semana 04 a 08 de Agosto

2ºs anos: Jogos e brincadeiras populares: jogos de roda;
3ºs anos: Jogos de invasão (jogos de pega e capturar bandeira);
4ºs anos: Jogos recreativos (escolhidos pelos alunos);
5ºs anos Jogos competitivos e jogos cooperativos: queimada com e sem exclusão.

REUNIÃO DE PAIS - 5 DE AGOSTO


PAUTA - 05 DE AGOSTO DE 2014
ALGUNS LEMBRETES...

 ASSIDUIDADE ( IMPORTÂNCIA DA FREQUÊNCIA REGULAR DO ALUNO PARA MELHOR DESEMPENHO ESCOLAR );
 CUIDADO COM O MATERIAL ESCOLAR;
 COMPROMETIMENTO DOS PAIS EM RELAÇÃO AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE SEUS FILHOS;
 LIMITES ( QUEM AMA EDUCA!!!);
 ESCLARECIMENTO DO PAPEL DO PROFESSOR AUXILIAR NA RECUPERAÇÃO CONTÍNUA;
 ASSINATURA DOS PAIS NO PORTFÓLIO ( EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM EM LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA);
 OBRAS ( ASSIM QUE FOR ENCERRADA RETORNAREMOS COM O HORÁRIO DE BRINCAR APÓS O LANCHE!!!);
 LIÇÃO DE CASA;
 NA SALA DE AULA EU FAÇO ASSIM... ( CADA PROFESSOR FAZ A EXPLICAÇÃO DE COMO MINISTRA SUA AULA ).
 ATUALIZAÇÃO DE ENDEREÇO E TELEFONE;
 OUTROS...

4 de agosto de 2014

Rotina Semanal - 3ºs anos

SEMANA DE 04 À 08 DE AGOSTO.

Segunda-feira

Leitura: conto
Português: texto informativo - leitura e entendimento
Matemática: Emai - pag. 51, 52

Terça-feira

Leitura: texto informativo
Português: Projeto Quem reescreve um conto, aprende um tanto - cont. revisão em dupla com apoio do professor

Reunião de pais a partir das 15:30

Quarta-feira

Leitura: conto de assombração
Leitura compartilhada
Português: preparação para o produto final do Projeto Astronave Terra - Projeto Peça por Peça
Matemática: Emai - pag. 53, 54

Quinta-feira

Leitura: lenda
Português: sequência didática de pontuação 2C pág. 65
Matemática: Emai - pág. 55, 56

Sexta-feira

Leitura: piadas - revista recreio
Hora da leitura
Português: pontuação livro pág. 103
Matemática: Emai pág. 60, 61

Rotina Semanal - 4ºs anos

Semana de 04 à 08 de agosto.

04/08 (segunda-feira)
Leitura Literária – livro a escolha da professora
Leitura compartilhada – Livro de Ciências pág.138 - “De olho na postura!”
Português – Projeto Meios de Comunicação – organização dos grupos e estudo dos meios de comunicação
Matemática EMAI - Ativ. 10.5, 11.1 - pág. 69, 70 – gráficos de coluna/tabela simples
Cálculo mental e situações problema (sistema monetário)

05/08 (terça-feira)

Leitura Literária – livro a escolha da professora
Leitura compartilhada - Livro Português pág.62 – “Adivinha se puder”
Produção de Ficha Técnica
Reunião de Pais das 09h30min às 11h30min

06/08 (quarta-feira)

Leitura Literária– livro a escolha da professora
Leitura compartilhada - Livro “Ler e Escrever” - pág. 173 – Ativ. 43.A – “Você conhece a Pinacoteca do Estado”
Português – Projeto Meios de Comunicação (continuação) – organização e estudo dos meios de comunicação em grupos
Matemática EMAI - Ativ. 11.2 (cálculo mental e escrito) e 11.3 (arredondamento) - pag. 71, 72
Para casa – Livro de História - Acontecimentos no tempo - pag. 62, 63

07/08 (quinta-feira)

Leitura Literária – livro a escolha da professora
Leitura compartilhada – Texto Informativo Livro de Ciências – pág. 121– “Ai, que sede”
Português – Produção textual em duplas sobre os meios de comunicação estudados
Matemática EMAI - Ativ. 11.4 - pág. 73 – Comparação
Estratégias para resolução de situações problema

08/08 (sexta-feira)

Leitura Literária– livro a escolha da professora
Biblioteca em sala de aula
Português – Produção textual – Revisão ortográfica (pontuação)
Matemática- EMAI - Ativ. 11.5 – Estratégias para resolução de situações problema – Comparação
Revisão das atividades realizadas

Rotina Semanal - 5ºs anos

Semana de 04 a 08 de agosto

Segunda-feira (04/08)
• Roda da conversa
• Leitura de texto literário feita pela professora
• Projeto didático: Universo ao meu redor – Desequilíbrios provocados pelo homem
• Matemática: Cálculo e operações: operações inversas (revisão)

Terça-feira (05/08)
• Leitura de texto literário feita pela professora
• Revisão de conteúdos
• Reunião de pais e mestres

Quarta-feira (06/08)
• Leitura de texto literário feita pela professora
• Roda da leitura
• Matemática: Grandezas e medidas: medidas de comprimento
Situações problemas contextualizadas

Quinta-feira (07/08)
• Leitura de texto literário feita pela professora
• Matemática: Grandezas e medidas: medida de massa (EMAI – Sequência 15 atividades 15.1; 15.2 e 15.3)
Situações problemas contextualizada

Sexta-feira (08/08)
• Leitura de texto literário feita pela professora
• Produção de texto: início do projeto de recuperação “Contos”
• Matemática: Grandezas e medidas: medida de capacidade
Situações problemas contextualizadas